Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    El Diego 'Gitano Blanco': "Farei tudo o que depender de mim para ser toureiro"


    El Diego, ou melhor, Tristan Barrale, é francês, natural de Montpellier, com ascendência de etnia cigana, motivo pelo qual carrega o apôdo "Gitano Blanco".


    Está desde o início do ano a viver em Vila Franca, local onde se sagrou em 2012, vencedor do Ciclo das Novilhadas da Federação Internacional das Escolas Taurinas.


    O NATURALES foi conhecer um pouco sobre este jovem toureiro.





    NATURALES: Como surgiu este sonho de querer ser toureiro?
    EL DIEGO: Desde criança que o meu pai me levava a ver corridas, e quando tinha 7 anos vimos uma corrida em Palavas com o matador El Fundi que me marcou, e desde esse dia só sonhei em ser toureiro.

    NATURALES: Qual a reacção da família quando disse que queria ser toureiro?
    EL DIEGO: A família em geral deu-me apoio...menos a minha Mãe que tem um medo tremendo. 

    NATURALES: Que tipo de toureiros admira?
    EL DIEGO: Gosto muito dos Maestros, Rafael de Paula,Morante e Manzanares. 


    NATURALES: E porque escolheu Vila Franca para treinar?
    EL DIEGO: Pelo acolhimento do povo, os habitantes daqui são conhecedores da Festa Brava mas sobretudo, pela simpatia do meu grande amigo Carlos Teles que me ajuda muito.

    NATURALES: Quem lhe está a prestar ensinamentos?
    EL DIEGO: Na Escola José Falcão, com o Maestro Victor Mendes e diariamente com o grande bandarilheiro David Antunes.



    NATURALES: Mas Vila Franca já tinha estado presente no seu ainda curto percurso de toureiro, pois em 2012 venceu a final do Ciclo de Novilhadas da Federação Internacional das Escolas Taurinas, na Palha Blanco, como recordas essa tarde? 
    EL DIEGO: Fica para sempre marcada essa tarde inesquecível na minha memória. Foi muito importante para mim e para mais sendo numa praça tão emblemática como é a Palha Blanco.


    NATURALES: Como se sente agora, 4 anos depois dessa tarde em Vila Franca?
    EL DIEGO: Sinto-me mais maduro e com uma grande vontade de vencer!.


    NATURALES: O Sebastian Castella também é francês e também deu início à sua carreira aqui em Vila Franca. Acha que podemos ter novamente uma estrela do toureio francês nascida em Portugal?
    EL DIEGO: Seria uma grande honra se isso acontecesse e chegar ao nível do Sebastian. Eu farei tudo o que depender de mim para ser toureiro, se Deus me ajudar também, e sabendo que o Sebastian será sempre uma das grandes figuras da Tauromaquia como referência para mim.




    NATURALES: Sei que tem feito muitos tentaderos aqui nas nossas ganadarias...
    EL DIEGO: Sim e gostei muito de ir a casa de Manuel Calejo Pires, à casa de Luís Palha e de Ribeiro Telles.


    NATURALES: Sei que tem já marcadas algumas novilhadas em França, onde estarás presente?
    EL DIEGO: Efectivamente já tenho novilhadas marcadas em Palavas e Perols e estou à espera da confirmação de outras.

    NATURALES: Por Portugal já conseguiu alguma novilhada?
    EL DIEGO: Tenho uma apalavrada sem estar confirmada.



    GALERIA DE FOTOGRAFIAS:












    Texto e Fotografias: Pedro Batalha